Por volta do ano de 1815, chegou à essa região um Padre por nome de José Dantas Rothéa, com a missão de Evangelizar, trouxe consigo alguns estudantes seminaristas e também escravos que serviam. Atraído pelo clima, construiu aqui uma casa e fixou residência, dominando por muitos anos uma grande extensão de terra serrana dando origem assim ao nome de SERRA DO PADRE.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Possui clima do tipo Aw, com média pluviométrica anual atingindo os 919 mm/ano. De acordo com dados da Aesa, no período de 2004 até atualmente, o maior volume de chuva em 24h foi de 136 mm em 18 de dezembro de 2010. Outros grandes volumes foram de 130 mm em 15 de abril de 2009 e de 102 mm em 14 de dezembro de 2010. O maior volume mensal ocorreu em abril de 2009, 605,3 mm.
O município situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja com superfícies erosivas. A vegetação predominante é a caatinga xerofítica, com a presença de cactáceas, arbustos e árvores de pequeno e médio porte.
Bernardino Batista está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais tributários são o Rio do Peixe e o riacho Miranda, todos de regime intermitente.
Fica localizada no extremo oeste da Paraíba, a 22 km da cidade de Uiraúna, 20 km da cidade de Triunfo, 12 km da cidade de Poço Dantas, 18 km da cidade de Poço José de Moura e 10 km da cidade de Joca Claudino, todas essas no estado da Paraíba, no estado do Ceará, fica 68 km da cidade de Icó, da capital paraibana, fica a 553 km.
A casa onde morou o Padre José Dantas Rothéa foi anos depois ocupada pelo Sr. Francisco Egídio dos Santos, encontrou na casa muitos objetos pertencentes ao Padre; como utensílios domésticos, moedas e outros, foram conservados; havendo ainda hoje essa casa onde viveu e faleceu o Padre José Dantas Rothéa.
As terras que eram de posse do Padre, foram passando de uns para outros, sem haver registro se através de compras ou de posse, surgindo nomes como o do Cel. Manoel Egídio dos Santos. Em 1928 chegou a Serra do Padre o Sr. Bernardino José Batista, que ao casar-se com Maria da Glória da Conceição, filha de Cel. Manoel Egídio dos Santos, fixa residência aqui, tornando-se o primeiro político de cargo eletivo ao se eleger vereador pelo município de São João do Rio Peixe-Pb, homenageado mais tarde com o nome do distrito de “Bernardino Batista”.
Distrito de Bernardino Batista foi instalado em Janeiro de 1.997, tendo como primeiro Prefeito Constitucional o Sr. Assis Gomes dos Santos, natural do sítio Baixio dos Galdinos, deste mesmo município, filho de Sra. Vicência Emília de Jesus e do Sr. Manoel Gomes dos Santos (in memorian), estado civil solteiro. Um jovem bem sucedido em sua vida profissional, com 32 anos de idade assume a administração de sua cidade natal com idéias bem estruturadas e comprometido com os anseios do seu povo.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 4367, de 18-121981, subordinado ao município de Triunfo. Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito Bernardino Batista, figura no município de Triunfo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.Elevado à categoria de município com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 5929, de 29-04-1994, desmembrado de Triunfo. Sede no atual distrito de Bernardino Batista expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.